sábado, 30 de agosto de 2014

UM BALANÇO DA GESTÃO 2009-2013



É normal que alguns trabalhadores, por não conhecerem o seu sindicato, pensem que os sindicatos não fazem nada, mas, para que saibam o que temos feito pela nossa categoria, trazemos aqui alguns dados e informações que mostram nossas ações durante a gestão 2009-2013, lembrando que a cada ano temos avançado cada vez mais.
O SINTBARN protocolou 436 pedidos de fiscalizações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/RN, tendo obtido êxito na maioria deles, pois resultaram em rigorosas fiscalizações que levaram as empresas a se regularizarem perante os trabalhadores.  
O SINTBARN, através de sua assessoria jurídica, defendeu a causa de mais de 300 (trezentos) trabalhadores em ações individuais durante a gestão 2009-2013, às vezes entrando com as ações e, às vezes, defendendo os trabalhadores de ações sofridas por estes, isto nas mais diversas áreas da Justiça, tais como: Justiça do Trabalho, Cível (família, consumidor, trânsito, etc) e Previdenciária.
Foram realizados mais de 5.000 (cinco mil) atendimentos presenciais para realização de serviços tais como: Cálculos trabalhistas, Orientações trabalhistas, intermediação de conflitos, e disponibilização de documentos, tais como: Cópias de Termos de Rescisões de Contrato, e Convenções Coletivas de Trabalho.
Foram homologados mais de 3.000 (três mil) Termos de Rescisões de Contrato de Trabalho.
Foram realizadas grandes festas em comemoração aos dias dos trabalhadores (1º de maio, e 11 de agosto) com a participação maciça dos trabalhadores onde foram realizados sorteios de brindes, torneios de futebol, musicas ao vivo e distribuição de bebidas ao preço de custo.
No campo da assistência social, o SINTBARN concedeu mais de 3.200 (três mil e duzentos) atendimentos médicos nas áreas de odontologia, clínica geral, oftalmologia, ginecologia, exames, entre outros. 
Isto tudo, sem falar nas negociações coletivas que resultaram na Convenção, e em Acordos Coletivos que garantiram e asseguraram inúmeros direitos para nossa categoria. Dentre os direitos conquistados ressaltamos como o mais importante a conquista ao direito de folgar um domingo por mês, que, embora já fosse lei desde 2007, os patrões da área de bares e restaurantes se negavam a conceder alegando que a lei não se aplicava aos trabalhadores de bares e restaurantes, mas, nós conseguimos negociar em convenção.
A sensação é de dever cumprido, na gestão que se encerrou, porém, a luta continua, e com a renovação da gestão para 2013-2017 outros desafios surgem e, com a ajuda de DEUS, e com a força da nossa categoria, com certeza avançaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário